Reportagens

Acompanhe a trajetória do artista

Os visitantes do Vale do Café, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, são atraídos pela natureza fascinante, pelo contato com a história imperial, pela gastronomia e pela hospitalidade dos proprietários das fazendas históricas, dos hotéis, restaurantes e de Riqueza histórica na Fazenda União.

Capela da Fazenda União / Foto: Cida Alves

 

Com uma paisagem de campo exuberante, a Fazenda União é um belíssimo conjunto de casarões do Brasil Império do Século XIX, em Rio das Flores. Além de conservar as memórias da nobreza e do Ciclo do Café, o local revela os costumes e as tradições do período do Império. 

O Casarão, de 1836, chama atenção, tanto pela grandeza nos detalhes arquitetônicos, quanto pela riqueza histórica. A fazenda reconstruiu uma senzala com réplicas de escravos em tamanho real. O trabalho transmite emoção e leva os visitantes um contato próximo à época da escravidão. O trabalho é do artista plástico Jerônimo Magalhães, que fez vez várias pesquisas para concluir as obras.

 

Fazenda União / Foto: Cida Alves

Na fazenda também tem um cantinho especial para refletir. A capela construída neste século, mas com peças e pinturas de época, transmite paz espiritual. Entrar na pequena igreja é uma forma de agradecer por ter um contato próximo com a natureza e com a história. Também é possível fazer um passeio na exposição de arte sacra com objetos antigos, incluindo obras que pertenciam à realeza. Segundo Mário Vasconcellos Fernandes, proprietário da fazenda, muitas peças da mobília foram recuperadas em antiquários e leilões. 

No passeio o visitante vive uma experiência incrível através das danças e dos cantos dos escravos, que apresentam o Sarau Da Senzala à Casa Grande. Para relembrar um pedacinho da história clássica, os visitantes apreciam um canto lírico, ao som de piano. O Hotel Fazenda União conta com 24 suítes divididas em 5 categorias. Suítes Real, Imperiais, dos Viscondes, dos Barões e dos Quilombos.

 

A fazenda reconstruiu a senzala com réplicas de escravos em tamanho real / Foto: Cida Alves

Além das cachoeiras, fazendas, trilhas, beleza e memórias de Rio das Flores, segundo os registros históricos, Santos Dumont e sua irmã Sofia foram batizados na igreja Matriz de Santa Tereza D’Ávila.

Fonte: http://revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=61173&vale-do-cafe-oferece-belas-paisagens--gastronomia-e-mergulho-na-historia-imperial.html